MAPR - Museu de Arte de Puerto Rico, um banho de história, arte e cultura porto-riquenha.
Você quer uma dica legal para conhecer um pouquinho mais sobre a história e cultura de Puerto Rico, quando estiver passeando por aqui, visite o Museu de Arte de Puerto Rico. Eu considero este passeio imperdível, não custa caro e todas as quartas-feiras a partir das 14 horas, a entrada é gratuita.
A maior parte das obras de arte expostas no museu podem ser fotografadas e filmadas e as obras que não podem, porque não possuem autorização do artista, estão indicadas com uma sinalização bem visível.
O Museu de Arte de Puerto Rico foi inaugurado no ano 2000, está localizado no bairro que se chama Santurce, que é um dos bairros mais tradicionais e antigos de San Juan, capital de Puerto Rico, e neste mesmo local no passado, estava situado o antigo Hospital Municipal de Puerto Rico.
Este museu possui a mais alta tecnologia em controle de temperatura, iluminação, telecomunicação e segurança para garantir a correta preservação e conservação das obras de arte expostas no local.
Na entrada principal do Museu existe um arco que faz a divisão entre a parte antiga, onde era o hospital, e que foi preservada, restaurada e expõe obras de arte antigas e lindíssimas de artistas de Puerto Rico ou que tenham haver com a história do país, e na parte interna foi construída uma nova área para ampliar as instalações do museu.
O prédio possui 5 andares, no quinto andar está a administração e nos demais andares você encontrará salas com exposições permanente e temporária, loja, teatro, espaço para palestras, eventos, festas, salas de reunião, salas de computadores e um jardim botânico maravilhoso, com 1.3 acres de terra, repleto de árvores nativas de Puerto Rico, esculturas de arte e um lindo lago com peixes.
No pátio externo, além de ser alugado para festas e eventos, as escolas costumam levar seus estudantes para aulas externas, grupos de escoteiros também se reúnem neste jardim para comemorar datas especiais e é simplesmente perfeito para realizar uma sessão de fotografia.
No piso 2, existe um espaço dedicado a família, que foi criado com o objetivo de fortalecer os valores familiares, e neste espaço você vai encontrar apresentação de teatro, música, brincadeiras, jogos interativos e é ideal para aproveitar o dia com seus filhos. No site do museu, você encontra a programação de todos os eventos, que ocorrem durante todo o ano.
No piso 3, você vai encontrar um anfiteatro super moderno e bem equipado, uma área central que pode ser reservada para festas e que possui um vitral lindíssimo do artista porto-riquenho Eric Tabales, intitulado de Sol Nasciente Taíno, este vitral foi construído com vidro oxidado e recebe iluminação natural externa que suavemente ilumina todo o espaço interno do museu, e além disso, também existe uma loja com obras de arte de artistas porto-riquenhos, livros, brinquedos, jogos e souvenires para você presentear sua família e amigos.
No piso 4 ficam as salas de exposição permanente e temporária. No espaço reservado para exposição permanente existem 19 salas temáticas, cada sala conta um pouco de história do país e algumas abordam temas bem curiosos e polêmicos. Um exemplo, foi a sala que eu visitei e que representa a masculinidade, nela você encontra uma representação de uma barbearia antiga, que de fato existiu em New Jersey nos Estados Unidos, que está toda decorada com fotos de artistas e ídolos masculinos, peças de carro e frases marcadas na parede dizendo 100% macho, etc.
Algumas obras de arte, possuem ao lado uma placa com um código de barras e quando você aproxima o seu celular para ler este código, aparecem duas opções para você selecionar, uma do Youtube e a outra do Spotify, e quando você seleciona a opção desejada, você escuta uma canção ou poesia dedicada a aquela obra de arte específica. Eu achei bem interessante esta interação com o mundo virtual, aliás, de uma maneira geral, eu encontrei este museu bem moderno e organizado.
As salas da lateral do piso 4 são dedicadas para exposições temporárias e no momento da minha visita ao museu eu encontrei obras de artistas de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, importante mencionar que neste espaço em particular, não é permitido fotografar nenhuma obra de arte que está em exposição.
O museu também oferece visitas com guia nos idiomas inglês, espanhol e linguagem de sinais, é importante entrar em contato e verificar a disponibilidade para reservar um horário. E se você vive em Puerto Rico e quer trabalhar como voluntário no museu, entre em contato com a equipe administrativa para registrar o seu interesse e principalmente seu idioma natal, você receberá um treinamento fornecido pela equipe do museu e poderá fazer parte deste projeto maravilhoso e verdadeiro banho de história, arte e cultura de Puerto Rico.
Seja bem-vindo a Puerto Rico, la isla del encanto!
Bjs,
Cris Rivera
#MAPR #MuseudeArtedePuertoRico #PuertoRico #PortoRico #arteeculturadePortoRico #historiadePuertoRico #historiadePortoRico #blogcrisrivera #CrisRivera #culturaportoriquenha