Copyright @ 2017 Cris Rivera

Descubra qual é o seu Tipo de Pele!

03.09.2018

Olá, td bem com você? Descubra qual é o seu Tipo de Pele (oleosa, seca, mista, normal ou sensível) e saiba qual é o produto ideal para você. Neste vídeo eu ensino algumas dicas para fazer a sua autoanálise, aproveite e cuide-se bem.

Nossa pele merece ser bem cuidada todos os dias e desde sempre! Afinal, ao cuidarmos dela com carinho nos sentimos mais felizes e bonitas, porém para cuidar bem da nossa pele, é importante saber qual é o nosso tipo de pele e comprar o produto ideal para atingir o resultado desejado.

As pessoas nascem com seu tipo de pele, que está determinado pela genética e origem étnica, porém a nossa pele muda com o passar do tempo e  todos os tipos de pele necessitam de cuidados essenciais como: limpeza, esfoliação e hidratação.

Como fazer a nossa autoanálise?

Para analisar a nossa pele ela deve estar limpa e o melhor momento é após o banho. Depois do banho, passe o seu tônico, espere uns 5 minutinhos e pare em frente ao espelho.

Existem 4 tipos de pele: seca, normal, oleosa e mista, algumas pessoas estão considerando a pele sensível como um tipo de pele, porém na literatura, ela é considerada uma condição e não um tipo de pele, mas vamos falar dela também.

Quais são as características principais dos tipos de pele?

Pele Seca: A pele seca não produz oleosidade suficiente para mantê-la hidratada e protegida, os poros são bem pequenos, geralmente você vai sentir que após o banho a pele repuxa, as vezes descama e as linhas de expressão se tornam mais evidentes. Este tipo de pele necessita de cuidados especiais e é importante utilizar produtos que vão estimular a produção de oleosidade e a retenção de água.

Existe diferença entre pele seca e pele desidratada, a pele seca é reconhecida pela falta oleosidade e a pele desidratada é consequência da falta de água, portanto, todos os tipos de pele podem ficar desidratadas.

A falta de hidratação da pele depende de vários fatores, tanto internos quanto externos, tais como: medicamentos, consumo exagerado de café e bebida alcoólica, cigarro, produtos agressivos, excesso de esfoliação e de exposição ao sol.

Beber suficiente água, usar cremes hidratantes e umectantes ajudam a minimizar os efeitos negativos da falta de água e oleosidade da nossa pele.

Pele Normal: A pele normal apresenta um bom equilíbrio entre a oleosidade e a retenção de água, ou seja, é considerada uma pele perfeita. Mas será que existe pele normal? A resposta é sim, existem pessoas que possuem a pele normal e quando cuidamos de nossa pele corretamente, a tendência é que ela chegue ao estado normal.

Pele Oleosa: A pele oleosa se caracteriza pela produção excessiva de óleo, você percebe que o rosto inteiro brilha, possui poros dilatados e tendência a problemas com acne e cravos.

Neste caso, é importante cuidar com produtos corretos para controlar a produção de oleosidade, porém sem ser muito agressivo para não irritar e causar o efeito contrário, ou seja, que nosso organismo produza ainda mais oleosidade.

É importante fazer esfoliação uma vez por semana, usar hidratante a base de água e fazer uma limpeza de pele profunda, pelo menos uma vez ao mês, desta forma você vai manter a pele livre de impurezas e os poros tendem a reduzir de tamanho.

Pele Mista: também conhecida como zona T, este tipo de pele se caracteriza por produzir mais oleosidade nas áreas da testa, nariz e queixo, porém pode ocorrer o contrário, e a oleosidade estar mais concentrada na área das bochechas. Quando a oleosidade está concentrada na zona T ou em uma região específica, você vai perceber que nesta área os poros estarão mais dilatados e a pele mais brilhosa.

Caso você tenha a pele mista os cuidados básicos são: controlar o excesso de oleosidade com produtos adequados para não irritar a pele, fazer esfoliação uma vez por semana para remover as células mortas e usar hidratantes a base de água.

Pele Sensível: A pele sensível ou alérgica está se tornando cada vez mais comum, e como somos constantemente atingidos por alterações externas, como a poluição, mudança de temperatura, estres, exposição ao sol, má alimentação e dietas sem acompanhamento médico, a nossa pele pode apresentar alergias que as vezes são difíceis de tratar. Geralmente quem é alérgico sabe ao que é alérgico, porém, a alergia pode aparecer de repente e é importante tratá-la adequadamente.

Hoje em dia, as empresas estão produzindo vários produtos hipoalergênicos e a pele sensível deve ser tratada com produtos mais suaves para não causar irritação, e além disso, devemos evitar a esfoliação.

Quais produtos devemos usar diariamente para cuidar bem da nossa pele?

Para começar, devemos lavar bem que é diferente de apenas remover a maquiagem e use um sabonete que seja adequado ao seu tipo de pele.

Para limpar as peles; normal, seca e sensível, eu indico os sabonetes líquidos mais leitosos, que não produzem espuma e que não vão ressecar ou irritar a pele. Já para as peles oleosas e mistas, eu indico um sabonete que contenha espuma, pois a espuma nada mais é do que um detergente, e essa espuma ajudará a remover a oleosidade produzida em excesso.

Com relação a esfoliação, faça apenas uma vez por semana e as peles sensíveis devem evitar este procedimento.

Use um tônico adequado ao seu tipo de pele, o tônico é responsável por equilibrar o pH da sua pele e deve ser utilizado diariamente, noite e dia, pois, quando sua pele está equilibrada o produto ou tratamento que você fará depois do tônico terá um melhor resultado.

As peles oleosas devem evitar o adstringente, porque ele possui álcool na sua composição e o álcool vai retirar ainda mais a oleosidade, causando irritação e efeito contrário, ou seja, sua pele produzirá mais oleosidade, então, se você já retirou o excesso de oleosidade com o sabonete durante o banho, use um tônico regular, apenas para equilibrar o pH natural da sua pele.

Depois do tônico, use um hidratante ideal para o seu tipo de pele. Se a sua pele é oleosa, mista, normal e sensível, use um hidratante a base de água e se a sua pele tem tendência a ser mais seca use um creme umectante que vai ajudar a manter sua pele mais protegida, equilibrada e hidratada.

Cuide-se bem em todas as fase da sua vida, ame-se muito!

Espero que vocês gostem das dicas, se inscrevam no meu canal, deixem seu joinha no vídeo e comentários abaixo.

Bjs,

Cris Rivera

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload