Copyright @ 2017 Cris Rivera

Mudei para Puerto Rico, e agora?

09.07.2018

Mudei para Puerto Rico, e agora? Neste vídeo eu falo sobre segurança, escolas, meio de transporte, comprar ou alugar um imóvel, dá uma olhadinha e conheça um pouco mais sobre Puerto Rico.

Você e sua família decidiram mudar para Puerto Rico, um paraíso no Caribe!

E agora, por onde começar? Quais são os primeiros passos para determinar em que parte de Puerto Rico devemos morar? Comprar ou alugar? Onde consigo encontrar informações para iniciar a minha pesquisa? Existe algum tipo de ajuda? Como consigo financiamento?

Estas são as dúvidas mais frequentes e serão abordadas neste post.

Puerto Rico pode ser uma pequena ilha, mas é bem populoso. dos 3.4 milhões de habitantes, pelo menos um terço vive em San Juan (capital) ou nos municípios que estão próximos.

Existe trânsito, sim, particularmente no período da manhã (das 7:30 até as 9:00hs) e no período da tarde (das 16:00 até as 18:30hs). Importante considerar esta informação antes de decidir onde morar, principalmente se você tiver filho na escola.

Como determinar onde quero morar? 

Se for possível explorar Puerto Rico antes da mudança para avaliar distância do trabalho, opções de escola, quais áreas considerar, quais descartar, etc, ótimo! Agora, se você não tem tempo de vir antes de uma mudança em definitivo, eu te apresento aqui alguns conselhos práticos.

Morar próximo ao mar é sem dúvida muito atraente, não é verdade? Porém essa opção tem um preço, ou seja, quanto mais perto do mar, mais caro será o imóvel, tanto para alugar quanto para comprar.

Se você é solteiro, ou casado, sem filhos, os bairros Condado, Miramar (San Juan) ou Isla Verde (Carolina), são bem interessantes para começar a explorar. Estes bairros combinam turismo, praia e restaurantes, com área residencial de alta densidade populacional, sendo que a opção mais comum são os apartamentos. Os de um ou dois quartos você consegue alugar a partir de $1,200, até $2,500 por mês, dependendo do estilo de vida que você procura.

Se está trazendo sua família e tem interesse pela área de San Juan, o aluguel de um apartamento de 3 dormitórios, custa a partir de $1,800. Os bairros de Condado, Miramar e Isla Verde possuem excelentes escolas particulares. Algumas das principais, a considerar para visitar e conhecer são: St. John, Robinson e Academia del Perpetuo Socorro; todas bilíngue (inglês e espanhol).

Se você prefere morar com sua família em uma casa, em um bairro bom e bem residencial, boas possibilidades são Guaynabo (com muitas casas) ou Rio Piedras. Os apartamentos desta região são bem maiores do que os de Condado, Miramar ou Isla Verde, além dos valores serem mais em conta. Encontra-se por exemplo, com 3 quartos, apartamentos a $1,200 o aluguel por mês, e casas a partir de $1,800 por mês.

Claro, quanto mais luxuoso o imóvel, mais caro será o valor do aluguel / compra.

Nestes bairros também existem excelentes escolas, tais como: Academia San Ignacio, Colégio Maristas, Academia San Jose, Academia Maria Reina e Baldwin School; todas bilíngue (inglês e espanhol).

Agora, se você quer morar próximo à San Juan e ter uma boa qualidade de vida, porém com um preço mais acessível, pode explorar as áreas residenciais do município de Bayamón, que faz fronteira com Guaynabo e San Juan.

Muito agradáveis também, porém um pouco mais afastados de San Juan, estão os municípios de Dorado (cerca de 30 minutos a oeste) e Palmas del Mar (45 minutos a sudoeste).

Há ainda os pueblos - como são conhecidos os municípios - de Rio Grande, Fajardo, Luquillo, Carolina, Toa Alta e Toa Baja. Apenas como informação adicional, o aeroporto principal de Porto Rico, Luiz Muñoz Marín, está localizado em Carolina!

Uma vez selecionados a região ou bairro que te interessa, o próximo passo é decidir: comprar ou alugar?

Se você pretende morar em Puerto Rico por pouco tempo, alugar é a melhor opção. O valor dos aluguéis tem se mantido constante no mercado. Porém, se você vai morar por 5 anos ou mais, pode considerar a compra de uma propriedade.

Somos uma ilha e a quantidade de casas e apartamentos para moradia é limitada.

Se você tem interesse em investir neste paraíso, o momento para comprar é agora. Desde 2006 a economia de Puerto Rico tem sofrido bastante, e o valor das propriedades caiu dramaticamente. Por exemplo, em 2006 uma propriedade que custava em torno de $385,000 pode ser comprada hoje por $240,000.

Para comprar ou alugar o imóvel dos seus sonhos, você pode começar pesquisando as propriedades anunciadas na internet. Neste momento, a melhor opção de website é o www.clasificadosonline.com. Outras alternativas são: www.clasificadosPR.com e uma nova alternativa de site em desenvolvimento, que se chamará www.puertoricoW.com.

Uma boa ideia pode ser contar com ajuda gratuita para encontrar o imóvel que você procura, seja para alugar ou para comprar, contratanto os serviços de um corretor de imóveis (conhecido aqui como corredor de bienes raíces). É gratuito para quem está comprando ou alugando porque a comissão da transação, como regra geral, será paga pelo proprietário do imóvel.

Se você decidiu comprar um imóvel, antes de iniciar a busca, minha sugestão é que você procure um banco comercial ou hipotecário, e solicite que esta instituição te pré-qualifique para a compra. Não é necessário ser cidadão americano para comprar um imóvel; porém, o processo como um todo tem seus desafios. Agindo desta forma, você saberá todos os pré-requisitos, formas de pagamento, financiamento, etc. Geralmente, o prazo da hipoteca gira em torno de 30 anos, com juros de 4% ao ano.

É claro que você pode fazer a sua pesquisa sem a ajuda de um corretor; porém, eu sempre prefiro contar com a orientação de um profissional, tanto para alugar quanto para comprar. Desta forma, temos mais informação sobre a área, as condições e particularidades do imóvel; itens super importantes que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão final.

Eu fico a disposição caso você queira esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Seja super bem-vindo à Puerto Rico, la Isla del Encanto!

Cris Rivera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload