Copyright @ 2017 Cris Rivera

CONTORNO e ILUMINAÇÃO de acordo com o formato do rosto.

09.05.2018

Olá e seja bem-vinda(o)!

Neste vídeo eu explico contorno e iluminação, bem como, os diferentes formatos de rosto ou morfologia. Quando conhecemos o formato do nosso rosto, entendemos melhor quando, porque e onde devemos contornar e iluminar, espero que você goste do vídeo e aproveite as dicas!

Antes de começar a analisar o seu rosto, prenda o cabelo da melhor forma possível e com a ajuda de um espelho comece a observar o seu rosto conforme as dicas abaixo.

Vamos começar estudando o formato do rosto ovalado que é conhecido como o formato “ideal”  porque ele é bem simétrico e proporcional, e por ser considerado desta forma, teoricamente, não temos correções para fazer.

Com relação aos demais formatos de rosto mais comuns: redondo, quadrado, triângulo invertido (também conhecido como coração) e retangular, vamos imaginar que em cada formato de rosto, existe uma figura geométrica em forma ovalada e tudo que estiver fora deste formato é o que devemos disfarçar ou suavizar com o contorno.

O rosto redondo, é um rosto mais alargado na lateral e para transformar este formato em ovalado, devemos escurecer as laterais. Se você tem este formato de rosto, procure usar formato de óculos mais quadrado, a sobrancelha mais arqueada e um corte de cabelo que seja mais alto na cabeça, que cubra as laterais e que passe do queixo, porque desta forma, você estará alongando o seu rosto e suavizando o formato redondo.

O rosto quadrado, é um rosto que tem pontas ou esquinas nas suas extremidades (testa e mandíbula), neste caso, devemos escurecer estas esquinas para que ele pareça mais ovalado. Se você tem um formato de rosto quadrado, tanto o formato do óculos quanto o desenho da sobrancelha deverá ser mais arredondado e o corte de cabelo em capas ou desfiados, para disfarçar o formato quadrado.

O rosto triângulo invertido, também conhecido como formato de coração, é mais largo na testa e conforme vai baixando em direção ao queixo, ele vai afinando e geralmente o queixo é mais saliente, neste caso, devemos escurecer as laterais da testa, clarear/iluminar as laterais do rosto e se necessário, escurecer um pouco o queixo. Se seu rosto possui este formato, o óculos aviador fica bem bonito, a sobrancelha deverá ser mais arredondada e o seu corte de cabelo deve ter mais volume na região do pescoço.

Agora falando do formato de rosto retangular, que aliás é o formato do meu rosto : ), ele é mais quadrado porém alongado, neste caso, devemos escurecer a testa, as esquinas ou extremidades para suavizar as pontas e se necessário, escurecer um pouco o queixo, com relação ao formato de óculos e sobrancelhas, os arredondados são mais adequados, e o corte de cabelo também em capas ou desfiados para cobrir um pouco a frente e com franja, para que desta forma, não seja necessário fazer tanta correção, já que com o cabelo já conseguimos disfarçar bem as extremidades e deixar o rosto bem harmonioso.

Falando um pouco sobre iluminação, tudo que clareamos se sobressai e o que escurecemos disfarçamos, suavizamos e criamos sombra. Os iluminadores, não necessariamente precisam ter brilho, a função do iluminador é ressaltar as áreas do seu rosto que você quer deixar em evidência, geralmente iluminamos acima da bochecha e em direção a lateral dos olhos, evitando a área com linhas de expressão, o centro da testa, o nariz e a parte superior do lábio.

E tudo é uma questão de gosto, eu particularmente não faço contorno e iluminação diariamente no meu rosto, eu gosto dele como ele é, agora, quando estamos falando de maquiagem para fotografia e eventos especiais, é importante definir bem as linhas do nosso rosto para que na foto apareça com mais nitidez.

Espero que você goste das dicas, tente fazer em casa, comece com pouco produto, o contorno e a iluminação pode ser em creme ou em pó, e você vai perceber que a prática vai te deixar mais confiante e você realizará o trabalho cada vez melhor.

Se inscreva no meu canal, deixe seus comentários e sugestões abaixo e seja feliz sempre!

Bjs

Cris Rivera.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload