Copyright @ 2017 Cris Rivera

MARIA – O furacão que mudou a história de Puerto Rico!

09.10.2017

No dia 18 de setembro, nós recebemos a confirmação de que outro furacão categoria 5, desta vez de nome Maria, passaria por Puerto Rico e ele iria cruzar todo o país e sem sombra de dúvidas, este furacão mudou completamente a história de Puerto Rico!

Eu preparei três vídeos para vocês e no primeiro eu conto como foi receber esta triste confirmação.

No segundo vídeo, eu mostro os preparativos para a chegada do Furacão Maria. Novamente nós tivemos que sair da nossa casinha, guardamos tudo o que foi possível dentro do banheiro e armários e fomos para uma pequena pousada, localizada no centro de Condado, protegida por casas e edifícios, além disso a pousada tinha gerador, cisterna, janelas mais resistentes e desta forma estaríamos mais protegidos.

O pior momento não foi durante a passagem do furacão e sim o depois, Puerto Rico ficou totalmente sem energia elétrica, água, internet, telefone celular, ou seja, sem comunicação com o mundo. O que aconteceu com o país foi uma verdadeira catástrofe, onde várias pessoas perderam suas casas e até seus familiares, foi realmente muito triste!

No último vídeo, eu mostro como estávamos vivendo em Puerto Rico durante este período pós Furacão Maria, sem luz, água, telefone e internet. Apesar de tudo, aprendi algo super positivo que foi a aproximação com nossos vizinhos, o que antes era apenas um bom dia ou boa noite, passou a ser uma relação de amizade e ajuda mútua. 

Caminhando pelo bairro de Condado, ainda encontramos muitas árvores caídas, o lixo não estava sendo recolhido pela prefeitura, o que para mim era algo super perigoso, porque estávamos correndo o risco de infecções e epidemias, um verdadeiro desastre, a boa notícia é que a comunidade estava se organizando para recolher o lixo das ruas e concentrando em alguns lugares específicos para facilitar a coleta. 

Chegamos a conclusão de que a melhor alternativa para nós seria sair de Puerto Rico, para ficar um pouco com a família e pensar em quais seriam os próximos passos para seguir em frente.

Nosso voo foi cancelado por duas vezes e finalmente no dia 30 de setembro conseguimos sair do país, nosso destino: a casa de minha sogra em The Villages - Flórida.

Eu me sinto muito triste com toda esta alteração no país, na vida das pessoas e isso fortalece ainda mais meu processo de me reinventar, todos passamos por dificuldades na vida e o mais importante é ter força e muito pensamento positivo para recomeçar da melhor maneira possível!

Mais uma vez, obrigada a todos pelo carinho e orações!

Beijos,

Cris Rivera.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload