Copyright @ 2017 Cris Rivera

Curso de Sailing em Puerto Rico, primeira aula!

30.06.2017

Oi pessoal! Tudo bem? Como estou morando em Puerto Rico, resolvi junto como Julian fazer um curso para aprender a pilotar barco a vela! Nós estamos fazendo o curso básico, que tem duração de três dias: nele podemos escolher o dia da semana, ou do fim de semana que queremos para ter aula e o nosso professor é um querido.

A escola se chama ASA (American Sailing Association) – e em todas as etapas do curso você tem primeiro uma aula teórica, e depois uma prática. Após o término do curso é necessário fazer uma prova para conseguir o certificado.

A escola fica em uma pequena ilha em frente à Fajardo: nós fomos de barco público e gratuito, que no período da manhã pertence ao governo e no período da tarde, pertence ao condomínio de edifícios que fica dentro desta ilha.

A aula teórica é de aproximadamente 1 hora e meia. No primeiro dia o professor ensina como se chamam as partes básicas do barco e da vela, como se movimentar no barco, o que você pode e o que não pode fazer, e depois vamos para a aula prática!

No barco, você faz exatamente tudo. O professor acompanha e orienta, mas quem põe a mão na massa é você. O barco do professor mede 37 pés (aproximadamente 12 metros): é uma embarcação confortável e relativamente grande, nela você aprende como comandar as velas – sabia que a vela principal é sempre a primeira a subir e a última a descer?

Para sair do estacionamento, usamos o motor do barco, porém quando já estávamos fora da marina, tivemos que verificar a direção do vento e ajustar as velas de acordo com ele. O grande segredo do barco a vela é não ter pressa para chegar e sim desfrutar o caminho, que estava simplesmente espetacular.

Existem algumas regras no mar, uma delas é que o barco a vela sempre tem a prioridade, ou seja, o barco a motor tem que deixar o barco a vela passar ou tem que desviar. Isso me deixou mais tranquila, porque eles são bem rápidos.

Chegamos a uma ilha paradisíaca chamada Cayo Lobos e tivemos que fazer todo o processo: desde parar o barco, até ancorá-lo para poder entrar na água e praticar mergulho com snorkel.

Eu confesso que além de sentir um pouquinho de medo, afinal, era a primeira vez que eu estava dirigindo um barco na minha vida, eu fiquei bem mareada, mesmo tomando Dramin. Na próxima aula eu vou testar um adesivo de colar atrás da orelha para evitar este mal-estar.

A experiência foi fantástica, eu amei todo o processo e quero continuar firme e forte até conseguir meu certificado. Eu vou fazer vídeo de todas as aulas para vocês, aqui abaixo está o do primeiro dia.

Espero muito que vocês gostem, inscrevam-se no meu canal. Se gostaram do vídeo curtam, deixem seus comentários e até nossa próxima aventura no mar!

Beijos!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload