Copyright @ 2017 Cris Rivera

Plebiscito em Puerto Rico!

14.06.2017

No último domingo (11), o governo de Puerto Rico convocou um plebiscito com o objetivo de consultar a opinião dos eleitores sobre a relação com os Estados Unidos.

Assistam o vídeo que eu preparei para vocês contando esta história, espero muito que vocês gostem!

Três opções foram dadas para que os porto-riquenhos pudessem optar em qual seria a melhor alternativa para o país:

Opção 1 - Estadidad, que significa solicitar aos Estados Unidos o reconhecimento de Puerto Rico como o Estado número 51;

Opção 2 - Permanecer na atual posição, como Estado Libre Asociado;

Opção 3 - A Independência dos Estados Unidos.

Como o voto em Puerto Rico não é mandatório, enquanto o governo atual defendia a Estadidad, a oposição organizou um boicote, pedindo para que os eleitores não votassem no plebiscito.

Como resultado final, apenas 22% dos eleitores de Puerto Rico, foram às urnas para votar, e a opção da Estadidad venceu.

A Estadidad será considerada válida apenas se os Estados Unidos aprovarem a solicitação de Puerto Rico no Congresso Americano. Como próximo passo, os representantes do governo porto-riquenho estarão engajados em defender esta opção junto ao governo americano.

Todo mundo tem uma opinião diferente de quem ganhou o plebiscito: tanto os que votaram, quanto os que não votaram, porém, somente o tempo dirá quem tem a razão. O que eu vejo de positivo nesta história é que o povo porto-riquenho é envolvido com a sua política, e possui opinião forte sobre o que querem e o que não querem para o país.

 

Se inscrevam no meu canal, participem, deixem seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo.

Beijos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload