Copyright @ 2017 Cris Rivera

Um pouquinho de Puerto Rico e sua história.

19.05.2017

Antes de começar a conhecer e apresentar as cidades e as ilhas que pertencem a Puerto Rico, eu resolvi contar um pouquinho da história desse país que agora eu chamo de meu novo lar.

(Bandeira de Puerto Rico em Viejo San Juan/Zona histórica)

Puerto Rico é um país localizado no mar do Caribe, que tem como capital a cidade de San Juan e que possui como vizinhos os países Republica Dominicana, Haiti, Jamaica e Cuba.

O país é a ilha principal e a que está mais próxima ao continente sul-americano. De Puerto Rico é possível visitar todas as demais ilhas do Caribe, incluindo Aruba, Curaçao, St. Martin, Ilhas Virgens Americanas (St. Thomas e St. John), Ilhas Virgens Britânicas e muitas outras. A minha ideia é visitar todas elas!

História

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1493, Puerto Rico seguiu como colônia espanhola por quatro séculos e, desde 1898, é considerada colônia dos Estados Unidos. Isso significa que você precisa ter passaporte e visto americano para entrar aqui. Seu nome oficial é El Estado Libre Asociado de Puerto Rico e a moeda oficial é o dólar americano.

Política

Aqui existe um governador e 79 prefeitos eleitos pela população, porém, os porto-riquenhos não podem votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a menos que tenham residência oficial em um dos cinquenta estados que pertencem aos EUA.

 (Mapa de Puerto Rico: worldatlas.com)

Economia

Atualmente o país possui cerca de 3,4 milhões de habitantes e é visitado por mais de um milhão de turistas por ano, vindos de toda parte do mundo e que chegam de avião ou em cruzeiros marítimos.

O país possui uma boa infraestrutura e é bem desenvolvido no campo industrial e tecnológico. Com relação aos produtos agrícolas consumidos, a grande maioria vem importada, mesmo que Puerto Rico tenha uma boa produção de café, abacaxi e bananas, além de outros vegetais e legumes.

Idiomas e interesses

O principal idioma aqui é o espanhol, e por ser colônia dos Estados Unidos, uma boa parte da população fala inglês como segundo idioma. Os porto-riquenhos gostam de basquete, basebol e voleibol. Também é comum a prática de golfe, tênis e todo tipo de esporte aquático.

Até o momento, não existem voos diretos do Brasil para cá: as conexões geralmente são pelo Panamá, Colômbia, Nova Iorque e Miami. Como experiência própria e, na minha opinião, a forma mais rápida de se chegar em Puerto Rico é via conexão pelo Panamá: são 10 horas aproximadamente, se considerarmos todo o trajeto.

Puerto Rico é igual a 365 dias de praia: faz calor o ano inteiro, as quatro estações do ano não são tão bem definidas, e a diferença entre o inverno e o verão é que no verão chove um pouco mais, por este motivo é que o ar condicionado é um grande amigo e está por toda parte.

Minha primeira impressão do povo porto-riquenho é de que eles são muito prestativos, amigáveis e estão sempre celebrando algo: seja a vida, o calor, o verão, ou qualquer motivo importante o suficiente para ter muita música, dança, comida e bebida. 

As mulheres porto-riquenhas são bem vaidosas e gostam muito de cuidar da aparência. Aqui eu já encontrei as principais lojas e marcas de roupas, sapatos e cosméticos do mundo. Aliás, eu amo uma loja que se chama Marshalls: gente é uma perdição! Tem vários produtos de marcas excelentes e com preços fantásticos! Quando estiverem nos EUA ou Puerto Rico, não deixem de visitar. Na minha opinião é a melhor loja considerando custo-benefício.

A natureza está presente em tempo integral: aqui é, sem dúvida, um paraíso tropical!

 (Bahia de San Juan)

Em nosso tour por Puerto Rico, vamos conhecer as particularidades, costumes, comidas e cultura local das principais cidades. Para mim será maravilhoso dividir essa nova experiência da minha vida com vocês!

Aproveitem e assistam os vídeos que eu vou preparar com muito carinho. Espero muito que vocês gostem!

Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo, que vou responder com mucho gusto!

Beijos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload